Antes mesmo do Carnaval de Rua do Rio 2026 chegar oficialmente, a operação de coleta seletiva já apresenta resultados expressivos. Nos dois primeiros fins de semana dos blocos oficiais, foram recolhidas 6,6 toneladas de materiais recicláveis (6.608,26 kg), que foram encaminhadas para cooperativas de catadores associadas.
A ação é capitaneada pela Dream Factory, empresa responsável pela produção e logística do Carnaval de Rua na cidade, e integra a estratégia socioambiental do evento, que tem como meta atingir 100 toneladas de resíduos recicláveis ao longo de toda a temporada, superando as 82,7 toneladas registradas em 2025.
Cem blocos do calendário oficial são selecionados para a gestão dos materiais descartados. O trabalho acontece antes, durante e depois da passagem dos blocos, com uma primeira triagem dos resíduos. Ao final de cada desfile, uma última revisão dos percursos garante que as vias estejam liberadas para a Comlurb, responsável pela limpeza urbana da cidade e pela lavagem dos locais.
A operação Dream Factory é realizada com o apoio de fornecedores especializados que atuam na economia circular e que também são responsáveis pela articulação com cooperativas de catadores. Ao todo, 35 cooperativas participam da empreitada, reforçando o impacto social da iniciativa.
Ao longo do Carnaval, cerca de 120 profissionais estão envolvidos diretamente na operação de coleta seletiva, utilizando EPIs, big bags, carrinhos de apoio, caminhões e veículos de suporte, em uma ação que busca minimizar intervenções no meio ambiente e gerar renda para quem atua no segmento da reciclagem.
